Não confunda: Óleo de Palma com Óleo de Palmiste

O óleo de palmiste é extraído do fruto da palmeira conhecida como dendezeiro (Elaeis guineensis), a palmeira da qual se extrai o óleo de palma ou azeite de dendê, típico da culinária baiana.

->Saúde
images 9 de abril de 2021

O óleo de palmiste é extraído do fruto da palmeira conhecida como dendezeiro (Elaeis guineensis), a palmeira da qual se extrai o óleo de palma ou azeite de dendê, típico da culinária baiana.

A principal diferença entre o óleo de palma e o óleo de palmiste está relacionada à parte do fruto do qual são extraídos: o óleo de palma vem da polpa enquanto o óleo de palmiste é obtido da amêndoa. Isso interfere nas composições de ácidos graxos presentes. No óleo de palma predominam o palmítico e o oleico; no palmiste, o láurico e o mirístico.

A grande vantagem do óleo de palmiste está no fato de seu consumo ser saudável, principalmente para o aparelho digestivo.É muito semelhante ao óleo de coco, porém, com a  vantagem de ser incolor e inodoro. Seu processo de produção é refinado através de destilação, assim como são feitos os óleos essenciais, com condensado em atmosfera sem oxigênio, por isso, é um produto que não prejudica à saúde. Como tem resistência à oxidação, têm a propriedade de não rancificar, aumentando sua durabilidade e evitando que o alimento tenha um gosto ruim e um cheiro desagradável, típico dos processos de oxidação e hidrólise de gorduras e óleos quando expostos ao ar, luz ou umidade ou por ação bacteriana.

O óleo de palmiste é rico em triglicérides, possui ação antioxidante, propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e anti-fúngicas, além de contribuir para a saúde do estômago e intestinos, devido à ação do ácido láurico.

Atualmente, diversas ações governamentais buscam regular a produção do óleo de palma e de palmiste de forma sustentável, prevenindo os impactos ao meio ambiente com a devastação da vegetação nativa. Para isso, apenas matérias-primas com o Certificado de Óleo de Palma Sustentável (CSPO) devem ser utilizadas na produção de alimentos.

A YPY orgulha-se de seguir esses protocolos e critérios de qualidade, certificando-se que está utilizando um insumo saudável e que não agrida o meio ambiente.

3 motivos para adicionar sorvete de Whey Protein à sua dieta

Por muito tempo se falou que o sorvete era um dos piores alimentos para a saúde e, por isso, era considerado inapropriado para uma dieta saudável.

Ver mais ->

Como tomar sorvete pode influenciar sua saúde?

Durante dias mais quentes de primavera e verão, é difícil resistir a um dos alimentos mais amados do mundo, o sorvete.

Ver mais ->

Sorvete para os intolerantes à Lactose!

O assunto da moda, quando se fala em alimentação saudável, é a intolerância à Lactose.

Ver mais ->