Crioterapia oral na prevenção dos efeitos desagradáveis da Mucosite

Durante o tratamento oncológico, um dos efeitos colaterais mais comuns decorrentes da quimioterapia e radioterapia, ocorrendo entre 40% e 80% dos pacientes, é o surgimento da mucosite.

->Quimioterapia
crioteraparia 9 de abril de 2021

Durante o tratamento oncológico, um dos efeitos colaterais mais comuns decorrentes da quimioterapia e radioterapia, ocorrendo entre 40% e 80% dos pacientes, é o surgimento da mucosite. Mucosite são inflamações que podem acontecer na boca, faringe, laringe, esôfago e outras áreas relacionadas, provocando ulcerações dolorosas (muito semelhantes às aftas), dificuldade de engolir, feridas e desconfortos, principalmente nos atos de comer e beber, interferindo na alimentação do paciente, que pode vir a desenvolver um déficit nutricional. Existem algumas ações que podem ser adotadas para prevenir e/ou minimizar os efeitos da mucosite, entre elas a crioterapia oral, que consiste no ato de ingerir alimentos gelados para aliviar a sensação dolorosa.

A crioterapia provoca a vasoconstrição em virtude da ação direta do frio nos vasos sanguíneos, levando a um relaxamento muscular e analgesia no local afetado. Além do desconforto causado pela mucosite, os efeitos colaterais da quimioterapia podem afetar o paladar, o olfato, o apetite e a capacidade do paciente de se alimentar ou absorver os nutrientes dos alimentos, podendo desencadear um quadro de desnutrição.

Foi pensando no conforto do paciente aliado à reposição de proteínas, carboidratos e gorduras, cuja absorção pelo organismo encontra-se debilitada, que a YPY desenvolveu o Pro Vita, um sorvete com alta densidade energética e fonte de proteínas, auxiliando a reposição de nutrientes aliado ao conforto de se ingerir um alimento gelado e ao mesmo tempo saboroso, trazendo um alívio aos pacientes durante o tratamento.

3 motivos para adicionar sorvete de Whey Protein à sua dieta

Por muito tempo se falou que o sorvete era um dos piores alimentos para a saúde e, por isso, era considerado inapropriado para uma dieta saudável.

Ver mais ->

Como tomar sorvete pode influenciar sua saúde?

Durante dias mais quentes de primavera e verão, é difícil resistir a um dos alimentos mais amados do mundo, o sorvete.

Ver mais ->

Sorvete para os intolerantes à Lactose!

O assunto da moda, quando se fala em alimentação saudável, é a intolerância à Lactose.

Ver mais ->