Com a aproximação da estação mais quente do ano, a YPY Sorvetes Premium projeta um aumento de 20% no número de pontos de venda, onde seus produtos estarão disponíveis, e de 35% no faturamento na comparação com o verão passado. A empresa é referência em inovação e saúde no segmento degelados, por não incluir gordura trans e glúten em nenhum dos itens que produz e ainda contar com uma linha dedicada a quem tem restrição à lactose. Em setembro deste ano, a YPY lançou duas novidades: o Creme Romano e o Complemento Alimentar, testado e aprovado por pesquisadores da UFSC, que minimiza os efeitos da quimioterapia em pacientes portadores de câncer.

Da semana que antecede o Natal até o fim de março, quando se encerra a alta temporada, a YPY espera expandir sua presença em sorveterias, supermercados, padarias, mercearias e restaurantes. Nesse período, a empresa vai também lançar o YPY Teen, voltado para a rede escolar, já que o ano letivo de 2019 será iniciado em meados de fevereiro. De acordo com o diretor de desenvolvimento da YPY, Marcelo Kuerten Baracuhy, o produto foi projetado especialmente para escolas com ausência de corantes artificiais, zero gluten, zero trans, uso de açúcar orgânico, calorias reduzidas e com efeitos cariogênicos reduzidos, entre outras características.

A fábrica da empresa está localizada na Ilha de Santa Catarina, e a procura pelos seus produtos é cada vez maior. Há pouco tempo, a YPY entrou no mercado de São Paulo, mas já está, além de Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e no Paraná e planeja expandir sua participação para outros estados.

O mercado de sorvetes cresceu quase 80% nos últimos dez anos no Brasil, colocando o país na quarta posição, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão, de acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS).

Com quase oito mil fabricantes, a maioria de micro e pequeno portes, o setor gera 75 mil empregos diretos e 200 mil indiretos, tendo um faturamento anual acima de R$ 13 bi. Cada vez mais, o mercado leva em conta a qualidade e a preocupação das empresas fabricantes com a diferenciação e o zelo com a saúde dos consumidores.